terça-feira, 14 de junho de 2011

Vamos plantar citronela?


Eu estava conversando com um amigo sobre um cachorrinho que adotei e falávamos sobre o mosquito da leishmaniose e como evitá-lo. Muitas providências têm que ser tomadas, inclusive vacinar o cãozinho, mas  meu amigo deu uma boa ideia, as pessoas deveriam ter o costume de plantar citronela em casa, achei a proposta bacana e busquei mais informações. Acabei descobrindo que a planta é bonita e pode, além de contribuir para espantar mosquitos (contribui também para a prevenção da dengue) enfeitar a casa.

Abaixo seguem algumas orientações para o seu cultivo e eficácia.

LEMBRANDO QUE SOMENTE O PLANTIO DA CITRONELA NÃO RESOLVE O PROBLEMA, ESSA PRÁTICA É UM REFORÇO A MAIS!!!



A citronela é uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. Considerado um ótimo repelente, o óleo da citronela é rico geraniol e citronelal.
Há quem pergunte se apenas cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta. A resposta é sim, mas com uma ressalva: para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.
Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.

Solo: não é muito exigente, mas recomenda-se plantio em solo fértil e úmido
Luminosidade: exige sol pleno, a planta não vai bem à sombra ou meia-sombra
Propagação: divisão de touceiras, em qualquer época do ano
Regas: quando não há chuvas, regar 4 vezes por semana
Replantio: a cada 3 anos



Nenhum comentário:

Postar um comentário